sexta-feira, junho 17, 2011

The Spirit of’ 76, Norman Rockwell



The Spirit of’ 76, Archibal MacNeal Willard



A Liberdade guiando o Povo, Eugène Delacroix


A DIFERENÇA ENTRE A EUROPA E A AMÉRICA
Estou a ler um livro escrito por ex agente do FBI especializado em resolver casos de Arte roubada. É fascinante descobrir as diferenças entre a Arte europeia e a Arte americana. Para os americanos as obras de Arte são todas muito recentes. Os objectos mais preciosos remontam ao século XVIII, são artefactos da Independência Americana, da Guerra Civil e dos Índios nativos. Um dos artistas mais reconhecidos é Norman Rockwell, um pintor do século XX, que com o seu quadro The Spirit of’ 76, inspirado num outro quadro de Archibal MacNeal Willard, pintado para celebrar os cem anos da Independência americana. Rockwell tornou-se num ícone na pintura americana e os quadros dele valem milhões.
Desta conjectura resolvi voltar a olhar para a “Liberdade guiando o Povo" do Delacroix que está no Louvre e que tive o imenso prazer de ver ao vivo.
Estes três quadros, são tem um conceito muito semelhante, mas ao mesmo tempo espelham todas as diferenças entre os Europeus e os Americanos. Eles são tão novos e tem tanto poder. Nós somos tão velhos e decadentes.
A pergunta que fica é: Porque não se cumpriram todos os ideais, tanto deste lado como do outro do Atlântico?


Comentários: Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]