sexta-feira, junho 18, 2010

Tapete de Arraiolos, bordado a lã, ponto oblíquo ou entrançado eslavo, sobre tela de linho, estopa, grosseria ou canhamaço, a fios contados.
A organização pré-decorativa do Tapete: barra, campo e centro. Divide-se em quatro partes iguais, os quartos, e rege-se pelas mesmas regras que definem o tapete persa.
Existem muitos documentos entre 1598 e 1700 que mencionam a existência em Arraiolos de bordadeiras, cardadores,pisoeiros, tintoreiros e tecelões, artesões dedicados ao Tapete.

O Tapete de finais do Século XVIII tem os motivos florais como tema principal nos padrões.

Gostava de ter coragem para bordar um, é mais objectivo.

quarta-feira, junho 16, 2010

Castelo de Arraiolos, um dia magnífico. Tratei de tudos os assuntos pendentes, fiz uma visita cultural e uma grande sessão de fotografia. Vivi um dia de semana como se fosse alentejana, e gostei muito.

sexta-feira, junho 11, 2010

Finalmente hoje vou dormir aqui. Vou abalar para o meu Alentejo querido, durante três dias vou ser feliz.

quarta-feira, junho 09, 2010

Amanhã é Dia de Portugal.
Este é um mapa do Século XVIII.
Eu estou cada vez menos patriota, mas adoro Portugal.

segunda-feira, junho 07, 2010

CONVENTO DO CARMO
Em 1755 no dia 1 de Novembro quando o Terramoto destruiu Lisboa, deviam estar muitas pessoas a assistir à missa na igreja, assim partiram para a eternidade. O Convento tinha uma biblioteca maravilhosa com mais de cinco mil livros que ardeu durante aquele dia amaldiçoado.
"Caíu o Carmo e a Trindade".
Passados 255 anos, a tranqilidade, a frescura e o cheiro dos Jacarandás do Carmo misturados com a música tornaram perfeito o final da tarde de sexta-feira.



terça-feira, junho 01, 2010

PISCINA DO CASAL VISTOSO MARVILA LISBOA
É nesta piscina que nado 3 vezes por semana, é Municipal, pago 16 euros por mês e posso nadar todos dias. Aos fins de semana normalmente vou à piscina do Rêgo que é muito semelhante. As condições são boas, apesar de só haver uma pista para natação livre. Tenho um plano de treino e tento sempre cumprir, senão fico de mal comigo. Como não tenho dinheiro para ir ao SPA, nem ao psicólogo, faço da natação o meu escape. Fica tudo ali naquela pista de água, raiva, ansiedade, tristeza, frustação... Depois quando acabo o treino relaxo no duche, ponho os meus cremes e fico como nova. Ontem depois dos 1600 metros ficaram lá afogadas muitas mágoas.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]