quarta-feira, outubro 11, 2006

MAIS UM PASSEIO ALENTEJANO
Como sempre no fim de semana no Alentejo, aproveitámos também para a passeata cultural. Resolvemos levar os filhos a Vila Viçosa, visita guiada ao Paço Ducal. Eles como sempre reagiram com curiosidade e interesse. O Palácio é lindíssimo, tem imensas obras de arte que para além de valiosas, são únicas. A colecção de faianças é muito completa e bonita. Destaco as seguintes curiosidades: A cama onde D. Carlos passou a última noite antes de ser assasinado juntamente com o Príncipe Luís Filipe, o herdeiro da coroa. (Sabiam que as camas eram muito pequenas, não tinham mais de um metro, eles dormiam completamente sentados, até faz confusão.) Estão expostos por várias salas imensos quadros de D.Carlos, que era um pintor bastante razoável. Ele gostava muito de pintar barcos, não é à toa que teve cinco iates, todos com o mesmo nome, Amélia, a rainha. Outra curiosidade muito engraçada é que D. Carlos fazia à mão os menús dos jantares e almoços oferecidos a toda a espécie de convidados, com desenhos lindos. Deixou mais de dois mil menús, ilustrados ao pormenor de acordo com o que era servido. Se fosse caça, tinham coelhos, veados etc. Se fosse marisco tinham motivos do mar. Com esta actividade artística toda, a caça, a boa comida, percebe-se porque foi tão mau rei, não tinha tempo para reinar. Mas o que impressionou mais os meus filhos foi a cozinha. Não vou contar porquê, a descoberta tem de ser vossa, é um passeio fantástico. Podem lanchar numa das esplanadas da praça central da vila, muito agradável. E no caminho não se esqueçam de dar uma vista de olhos às pedreiras de mármore na estrada que vai para Borba, são impressionantes.

Comentários:
Onde é feita uma boa descrição de Vila Viçosa no tempo de D. Carlos é no romance do MEC, Equador. Aconselho...
 
Gostei do post. Também já lá fui mas quando tentei entrar estava mesmo na hora de fechar e já não conseguimos.
Estou a ver que tenho que voltar para ir àquela cozinha.
 
eu também gosto muito de Vila viçosa embora não tenha ido ao Paço Ducal (para compensar tive um jantar maravilhos na Pousada). Se os teus filhos ficaram fascinados com as cozinhas tens que os levar ao Palácio de Sintra que tem uma cozinhas também fabulosas
 
Bom a mim agradou-me tanto....
 
um belo passeio sem dúvida... e pois assim k tirar umas férias vou até esses lugares todos de que falas, fiquei cheia de vontade de os visitar** darias uma boa escritora "turistica" ehehehhe descreves de tal forma que parece k lá estamos... bjitos|!
 
ja la fui a alguns anos e ja não me lembro mas tenho a ideia de ser imponente e muito bonito.
O alentejo é lindo, porra!
 
hmm, ser que provaram comidinha de um forno a lenha?...
Ainda bem que gostaram!
Beijocas
 
Assim é que é divertimento com cultura! Beijinhos
 
Adorei a tua descrição e fiquei com curiosidade de ver ao vivo tudo isso.
Beijinhos e um bom fim-de-semana.
 
Admiro este teu fascínio pelo alentejo...
Vejo que se divertiram!
Bjs
 
Muito me contas. Não sabia nada disso. Mas podias contar da cozinha também, fiquei com curiosidade e vivo muito longe. Não te consegui convencer, pois não? Bem ao menos tentei.
Beijitos.
 
Como eu adoro esses passeios... Vila Viçosa é mt bonita e o Palácio nem se fala por tudo o seu sumo!! ainda não tive oportunidade de levar lá os meus filhos, para visitas a interiores ainda são mt pequenitos mas um dia virá. As cozinhas são imensas. Já visitaste o Paço dos Duques de Bragança em Guimarães? também é digno de se ver, para além das ruínas do castelo de D. Afonso Henriques, é lá o berço de Portugal.
Beijinho e bom fim de semana :)
 
Fiquei com vontade de voltar a Vila Viçosa.

Beijos,
Miguel
 
Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]





<< Página inicial

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]