sexta-feira, setembro 29, 2006

JANTAR DAS GAJAS
Todos os meses fazemos um jantar destes, para actualizar a converseta e pôr a escrita em dia. As do núcleo duro são aí umas seis e depois há aquelas que aparecem de vez enquando. Experimentamos sempre novos sabores, escolhemos à vez o restaurante e é surpresa para as outras, que só sabem na altura. São muito divertidos estes jantares, somos todas muito diferentes umas das outras e aí é que está a graça. Os assuntos são do mais variado que possam imaginar: filhos, homens, cinema, livros, viagens, arte, roupa, maquilhagem, coscuvilhice, uma miscelâniea de temas. Mas o mais importante destes encontros é que nos rimos à brava, riso saudável e espontâneo, sabem daquele que faz bem à alma? Hoje é dia do Jantar das Gajas.

quinta-feira, setembro 28, 2006

ARCO-ÍRIS
Parece que nascia no Monsanto, formava um arco perfeito de cor e devia acabar no infinito. Tive uma vontade imensa de me aventurar e ir à procura do fim.

quarta-feira, setembro 27, 2006

DIA NÃO
Hoje estou em dia não. Estupidamente melancólica e parva. Só me apetece chorar e estar enrrolada na cama debaixo do edredon. Queria um casulo para me esconder de preferência no Alentejo, em silêncio total. Tenho dias assim.

segunda-feira, setembro 25, 2006

COLECÇÃO RAU
No Sábado fui ao Museu de Arte Antiga ver esta exposição sublime dos Grandes Mestres da Pintura Europeia. Como sempre não vou conseguir descrever aquilo que senti ao ver quadros de Monet, Manet, Cézanne, Degas ou Toulouse-Lautrec... Assim só vos posso aconselhar vão sem falta, a exposição foi prolongada até 15 de Outubro e é uma oportunidade única. Agradeço ao senhor Rau a generosidade de saber partilhar.
Surpreendi-me: quando pensava que ia eleger um quadro dos impressionistas como o meu preferido, isso não aconteceu. O meu eleito foi um Canalleto magnífico, a Praça de São Marcos em Veneza.
Já me estava a esquecer de vos contar: aproveitei e fui também apresentar aos meus filhos os Paineis de São Vicente, fiz uma grande expectiva e quando vislumbramos os quadros amei a reação deles, ficaram encantados. Eu fiquei orgulhosa por ter filhos sensíveis, apesar de muito irrequietos.

sexta-feira, setembro 22, 2006


EXMOS. SENHORES
Venho por este meio desejar a V. Exas., um excelente fim de semana, que se estende a todas as vossas dignissímas famílias. Estarei novamente à disposição de V.Exas., 2ª feira, pela primeira hora da manhã.
Grata pela a atenção dispensada
Subscrevo-me com elevada estima e consideração
De V.Exas.,
Atentamente

quinta-feira, setembro 21, 2006



Acordei com a chuva que batia violentamente no vidro da janela, de repente um relâmpago iluminou o quarto, disse para o Maridão:
- Isto deve ser culpa do Gordon.
Ele respondeu ensonado:
- Do Flash Gordon!!!

quarta-feira, setembro 20, 2006

COMO???
O Procurador da República, que felizmente se vai embora, diz que a escolha do novo Procurador foi a mais acertada, embora conheça mal o homem. Não vai deixar saudades!!!

terça-feira, setembro 19, 2006

CHIADO
O dia começou prefeito. A manhã estava clara e fresca. Fiquei no Calhariz e entrei pelo Bairro Alto, o cheiro do pão fresco pairava no ar. É concorrida a Padaria das Mercês, o pão é bom e barato. Comprei o meu pãozinho e os meus biscoitos integrais. Desci até à frutaria para ir buscar o queijo fresco. A combinação de cheiros do pão e da fruta logo de manhã é uma espécie de aromaterapia, faz bem à alma. Tudo nas calmas, tenho muito tempo, os filhos ficam cedo na escola. Quando passei pelo Camões o Sol luminoso fazia brilhar o largo, espreitei o rio pela rua do Alecrim.
Tenho o previlégio de trabalhar no Chiado. Durante quinze anos no Largo do Carmo, depois mudei-me para a Mouraria e ao fim de sete anos voltei ao Chiado outra vez. Sobre a Mouraria escrevo noutro dia.
O Chiado é o coração poético e boémio de Lisboa, sempre teve as melhores lojas, sempre foi poiso de poetas e escritores, sempre foi sinónimo de "Chic". Ainda hoje as pessoas vem passear ao Chiado e fazer compras, lanchar à Benard ou à Brasileira, dar uma volta na Bertrand. Já foi melhor, mas ainda é muito agradável acabar o dia na esplanada da Brasileira. O Chiado é cosmopolita e à noite é a ligação da cidade com o Bairro Alto.

segunda-feira, setembro 18, 2006

REGRESSO ÀS AULAS
A semana passada foi uma loucura. Já estou a precisar de férias outra vez. O regresso às aulas é alucinante: apresentações, horários, listas de materiais, forrar livros, arranjar mochilas e estojos, etiquetar tudo... Nem dei pela semana passar, tanta coisa para resolver e tratar. O fim de semana passou entre limpezas e organizações, uma festa de anos, duas idas ao jardim e uma ao supermercado. Não descansei nada. Felizmente está tudo a correr bem, o filho gosta do colégio novo e a filha da nova professora. É bom quando eles estão felizes por voltar à escola, por rever os amiguinhos e iniciar ano escolar. Para mim é como se fosse eu, dá trabalho mas gosto de etiquetar as coisas novas, forrar os livros, passar os horários, enfim organizar tudo. Adoro o cheiro do material escolar, os filhos são uma benção, fazem renascer a criança que há dentro de nós.

quarta-feira, setembro 13, 2006


PESADELO
Sonhei que havia um monstro na casa de banho da minha Mãe. Sim um monstro, tipo extraterrestre, magrinho e alto com uma boca grande cheia de dentes amarelos. Acordei sobressaltada e ansiosa quando o monstro abriu a grande bocarra e me agarrou. Horrível!!!
Não se qual o significado deste sonho, nem me apetece expecular sobre ele, quero é esquecer.
Acordei por volta da três e meia da manhã e já não consegui dormir mais nada de jeito. Acontece-me sempre isto quando acordo atarantada. Já sou crescida para sonhar com monstros, mas vejo muitos filmes.

terça-feira, setembro 12, 2006

ETIQUETAR
Esqueci-me que tinha de etiquetar alguém, é da praxe. Eu não sei muito bem quem já respondeu, vou dar aqui uns nomes à sorte se já tiverem respondido, peço desculpa.

CLAUTIXA
CARLA SILVA
LIDICAS
MARESIA DO MAR
PATIXA
ASDRUBAL


Prontos, já tá...

ETIQUETAS
Fui etiquetada ontem pela nossa amiga Maria Vinagre. Pensei, pensei e aqui estão as minhas grandes manias.

1-Falo muito, por vezes falo demais. Quando me entusiasmo falo alto e muito rápido, pareço o Major Valentim. Não consigo evitar, bem tento mas é mais forte que eu.

2- Fui educada para ser rica e faz-me imensa impressão ter esta vida de remediada. A culpa é dos meus pais. Hi! Hi! Hi! Não estou a falar de consumos exagerados mas sim de qualidade de vida.

3-Tenho a mania que um dia vou morar para o Alentejo definitivamente. Espero ansiosamente ou ganhar o Euromilhões, ou então que as coisas fiquem tão mal cá em Lisboa que nos obriguem a mudar.

4-Sofro de um grande mal: A GULA. Sou muito gulosa e adoro petiscos. Faço um grande sacríficio em fazer dieta, mas se me empenho consigo.

5-Não sou boa dona de casa, aliás tudo o que diz respeito à lide normal do lar me irrita solenemente. Engomar, cozinhar, limpar, arrumar etc... Mas como gosto das coisas limpas e arrumadas e não tenho dinheiro para empregada, faço tudo com um grande mau feitio e refilo com todos por ninguém ajudar.

6-Enerva-me esperar, tanto profisionalmente como na vida em geral. Já estou melhor com o passar dos anos, mas sempre que espero fico irritada e maldisposta.


Como podem comprovar tenho um mau feitio desgraçado, sou muito dona do meu nariz, mas tento afincadamente melhorar.
Adoro os meus filhos, o meu marido e toda a minha família. São o mais importante da minha vida. É para eles que me esforço por melhorar a cada dia.
Acho que sou uma boa amiga, posso não ser muito presente mas quando precisam de mim estou no sítio certo.

ENQUANTO FOR SÓ TERNURA DE VERÃO, EU VOU.
ENQUANTO A EXCITAÇÃO DER PARA UM CARINHO, EU DOU.
TRÁS UMA BELEZA RARA, MAS CONCERTEZA EU DOU
UM OUTRO MELHOR BOM DIA.
Trovante

sexta-feira, setembro 08, 2006

" SONHO DE VOAR E O PESADELO DE CAIR À ÁGUA"
Estou a preparar um Sábado muito divertido. Como devem já saber é "O DIA DAS ASAS-2º RED BULL FLUGTAG". Na Torre de Belém às quinze horas. Eu fui ver quando foi na Expo e diverti-me imenso. As máquinas são o máximo, feitas com muita imaginação. E os voos que nunca acontecem resultam em quedas espéctaculares.
Convidei os nossos amigos e depois fazemos um lanche com os miúdos no relvado. Eles jogam à bola e brincam. Nós levamos jornais e revistas para ler e conversar, sentados na relva debaixo de uma boa sombra.
Vai ser diferente e muito divertido, para quem não tem nada que fazer, é um programa a considerar. Tenho a certeza que não se vão arrepender.

quinta-feira, setembro 07, 2006

ÉVORAMONTE
Num daqueles dias mais frescos do meio de Agosto, resolvemos dar um passeio a Évoramonte. Nas férias também gostamos de visitas mais culturais. Faz 700 anos o Castelo Évoramonte. Foi mandado construir por D.Diniz em 1306. Pode-se visitar e teve um restauro muito polémico em 1999. Por dentro é bonito, tem uns capiteis muito manuelinos cheios de nós, de outro restauro feito depois de 1531. Para comemorar 700 anos há um programa com vários eventos e uma exposição dentro do próprio Castelo que explica a importância da vila como praça de defesa durante todos estes séculos. Nós vimos tudo com muita atenção, devagar sem pressas. Estávamos sozinhos, o Castelo só para nós. Os filhos fizeram milhares de perguntas. Ela sentiu-se uma verdadeira Princesa com um Castelo autêntico. Ele transformou-se num Cavaleiro defensor dos fracos e protector de Portugal. Lutando com um inimigo invisível, qual Dom Quixote. Eu deslumbrei-me com a vista magnífica que o terraço nos oferece. Sinceramente tenho muita dificuldade em transcrever as sensações maravilhosas que nos invadem. As cores, o cheiro, a brisa suave que nos bate no rosto, o espaço, a comunhão perfeita entre o Céu e a Terra. É sublime. Mais não digo! Podem, e devem ir ao site www.castelodevoramonte.com para saber mais e organizarem a vossa visita. É obrigatório.


terça-feira, setembro 05, 2006

DIETA
Para que se saiba, eu estou de dieta rigorosa, não que isto tenha algum interesse para vocês. Estou a escrever isto publicamente para me ajudar a manter o compromisso que fiz comigo. Afinal não sou uma ameba nogenta, tenho vontade própria. E assim como vos tenho por testemunhas é mais difícil para mim não levar a coisa para frente. Sem rodeios, nem desculpas, vou perder os cinco kilos. Tenho de educar a boca, fechá-la e andar, andar, andar. Fazer exercício todos os dias até começar a natação. Não posso fraquejar, apartir de amanhã vai renascer a anamoris cheia de determinação que conseguiu perder mais de 16 Kilos, em seis meses, depois de ter os filhotes.
Por isso decidi, está decidido.

segunda-feira, setembro 04, 2006

CABELOS BRANCOS
Na sexta-feira fui ao cabeleireiro cortar o cabelo. Estava uma desgraça por ter apanhado muito sol. Sempre gostei de cabelo curto porque é mais prático, especialmente porque faço natação. Mas há uns tempos fizeram-me um pedido ao qual não consegui resistir, e tenho andado sem cortar. Faço um grande sacríficio, mas aguentei todo o Verão. Depois deste corte de pontas o cabelo dá-me mais ou menos pelos ombros, é a alegria do meu Maridão.
Não é por causa do corte que estou a escrever este post, mas sim por outra coisa mais priclitante: quando a cabeleireira me estava a pentear ao espelho, comecei a ver montes de cabelos brancos. Não é um nem dois, são tantos que já
não dá para contar. Sei que não vou para nova, mas não deixou de ser um choque.

sexta-feira, setembro 01, 2006

METROPOLITANO
Acabou Agosto, definitivamente. Hoje o metro nem parecia o mesmo dos últimos dias. Toda a semana tenho vindo para a Baixa/Chiado sentadinha a ler o África Minha, sem apertos nem empurrões. Esta manhã já viemos todos que nem sardinha em lata. Qual ler, qual carapuça, mal respirava, quanto mais. Vim todo o caminho a equlibrar-me para não cair em cima do engomadinho que vinha sentado no banco. Fiquei parva porque com aquele ar de bancário: fato cinzento, gavata laranja com o nó largo, camisa às riscas verde e o belo do mocasin, vinha a ouvir nos fones música da pesada, tipo Hard Rock. Imaginei-o logo a antender os clientes num banco qualquer, todo vestido de preto, um anel com uma caveira enorme, piercing no nariz e abanar o capacete. Foi a maneira que arranjei para não ter um ataque de claustrofobia.

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

Assinar Postagens [Atom]